Novidades

Resenha: A Viúva - Fiona Barton


Olá, amigos leitores.

A Resenha de hoje é sobre o livro "A Viúva", de Fiona Barton, com publicação ano Brasil feita pela editora Intrínseca.


Ao longo dos anos, Jean Taylor deixou de contar muitas coisas sobre o terrível crime que o marido era suspeito de ter cometido. Ela estava muito ocupada sendo a esposa perfeita, permanecendo ao lado do homem com quem casara enquanto convivia com os olhares acusadores e as ameaças anônimas. No entanto, após um acidente cheio de enigmas, o marido está morto, e Jean não precisa mais representar esse papel. Não há mais motivo para ficar calada. As pessoas querem ouvir o que ela tem a dizer, querem saber como era viver com aquele homem. E ela pode contar para eles que havia alguns segredos. Afinal, segredos são a matéria que contamina (ou preserva) todo casamento. Narrado das perspectivas de Jean Taylor, a viúva, do detetive Bob Sparkes, chefe da investigação, cuja carreira é posta em xeque pelo caso, e da repórter Kate Waters, a mais habilidosa dos jornalistas que estão atrás da verdade, o romance de Fiona Barton é um tributo aos profissionais que nunca deixam uma história, ou um caso, escapar, mesmo que ela já esteja encerrada.

O thriller tem Jean Taylor como protagonista, uma mulher que vê sua vida mudar da água para o vinho depois que Glen Taylor, seu marido,  torna-se suspeito do desaparecimento da pequena Bella Elliot.

Logo, algumas pessoas passam a fazer parte dessa nova vida cheia de atenção, especulações e desprovida de privacidade.  Kate Waters é uma delas. A repórter entra na disputa para conseguir uma exclusiva sobre o caso. Tendo a experiência e o profissionalismos a seu favor, Waters consegue algumas informações do detetive Bob Sparkles

Bob investiga o caso e tenta de todas as maneiras encontrar provas para incriminar Glen, mas conforme ele vai mergulhando nessa história, mais a sua carreira vai sendo colocada em cheque. Agora, virou questão de honra descobrir toda a verdade por detrás desse desaparecimento. Em nome de Bella, da mãe da menina Dawn Elliot e de sua carreira ameaçada.

O livro é narrado pelas perspectivas da esposa Jean, da repórter Taylor e do detetive Bob. Encontramos alguns capítulos narrados por outros personagens também, mas os três citados são quem nos conduzem neste suspense.

Os pontos fortes do livro são os temas abordados nele. Temos o desespero da imprensa sensacionalista por notícias em primeira mão e a qualquer custo. Passamos a entender como funciona o meio jornalistico por de baixo dos panos. Aliás, a autora Fiona Barton é uma importante repórter e trabalhou em  jornais de grande peso, sendo até mesmo chefe de reportagem do The Daily Telegraph

Barton também coloca os perigos das redes sociais de uma forma bem interessante. É um assunto que parece já está "batido", mas é necessário falar e é sempre chocante ler sobre os malefícios desta ferramenta se não usada da maneira correta.

O ponto negativo fica com para a velocidade dos acontecimentos. A narrativa é muito lenta, cansativa. Me deu a impressão de que se eu pulasse umas 50 páginas, não teria perderia nada de relevante.

Fiona, como jornalista, talvez tenha focado muito em mostrar como é o mundo dela e esquecido do suspense e ação que o leitor espera deste tipo de livro. Mas, como esse é o seu primeiro romance da autora, nós a perdoamos. 

Quer saber se vale a pena ler? Eu indico. Talvez você não se surpreenda, mas passará por muitos pontos interessantes e descobrirá um pouco do que é ser um jornalista investigativo.
As laterais das páginas são pretas, dando um visual bem legal ao livro.

Nenhum comentário