Novidades

Resenha: Extraordinário - R.J. Palacio


Olá, amigos leitores.

Depois de muito tempo sem atualizar o blog, um certo livro me despertou a vontade de voltar a resenhar e postar notícias sobre o mundo literário. O responsável por isso? Extraordinário, obra memorável escrita pela R. J. Palacio e publicado pela Editora Intrínseca.

Confesso que demorei muito para começar a ler este livro, pois fiquei com certo receio de mexer demais comigo negativamente e me deprimir de certa forma. Bobagem minha!

Nessa história nós conhecemos o protagonista August, um garotinho que nasceu com uma síndrome genética responsável por deixa-lo com uma deformidade facial. Por essa deformidade, nosso extraordinário passou por várias cirurgias durante toda a sua vida com o intuito de "melhorar" sua aparência e permitir que ele faça coisas que, para nós, são muito simples como conseguir se alimentar mastigando. Por aí vocês já conseguem imaginar o quão difícil é a vida desse menino, mas esse é só um dos obstáculos na vida do Aug.

Desde o inicio do livro, sabemos que o garoto foi educado em casa, tem um pai  e uma mãe maravilhosos e a Via, uma irmã mais velha muito companheira. Só que há uma superproteção que o impede de viver sua infância e aprender lições como qualquer outra criança. Logo,  seus pais perceberem isso, resolvem matricular o menino em uma escola e é aí que o enredo começa a se desenvolver.

O livro é dividido em partes: em alguns momentos vemos as coisas com os olhos de August e em outros pela perspectiva de outros personagens. E esse é o grande barato do livro, pois vai nos mostrando que nem sempre às coisas são como parecem. Julgamos o tempo todo. Até mesmo durante essa simples leitura nós apontamos o dedo para alguns personagens e somos surpreendidos depois. Uma das muitas mensagens deste livro é a de não julgar pela aparência ou por achismo. Nem tudo é o que parece.

Outra coisa muito legal é que sempre há uma citação famosa no começo de cada capitulo. E tem também os preceitos do Sr. Browne, que vocês descobrirão o que são quando ler.

A narração é em primeira pessoa e eu confesso que prefiro. O livro contém 318 páginas, que passam voando.

Lindo, motivador, reflexivo, inspirador. Extraordinário tem inúmeras qualidades e seria impossível citar todas elas. É uma lição de vida e eu desejo que todos (EU DISSE TODOS) possam ter a oportunidade de ler e aprender com este livro extraordinário. Obrigado pelos ensinamentos, R. J. Palacio!

Nenhum comentário